O vereador Rafael Ranalli (PL) sugeriu ao prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), a realocação dos vendedores ambulantes que atuam de forma irregular na Rua 13 de Junho e demais vias do entorno do Centro Histórico, para a região entre a Praça Doutor Alberto Novis e o Beco do Candeeiro. A proposta prevê a instalação de bancas padronizadas para garantir organização e melhores condições de trabalho aos comerciantes.
A medida surge diante do prazo estabelecido pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), que determinou a desocupação das calçadas até o fim desta semana, conforme anunciado no início de maio.
Danielly Santos
“A ideia é que o nosso Centro Histórico seja, de fato, reformulado. E nada melhor do que oferecer um novo espaço para os ambulantes que ainda não estão regularizados, mas que precisam trabalhar. O prefeito Abílio tem fechado os chamados ‘inferninhos’ na região e atuado para retomar essas áreas, que por muito tempo estiveram dominadas por usuários de drogas. Com essa limpeza urbana, o comércio poderá funcionar com mais segurança e dignidade”, afirmou Ranalli.
A proposta do parlamentar contempla a área que envolve a Praça Doutor Alberto Novis, a Rua 27 de Dezembro e o Beco do Candeeiro, e foi construída com apoio dos lojistas do Centro da capital. Embora a destinação dos ambulantes para o Mercado da Orla do Porto também tenha sido discutida, a opção pelo Beco do Candeeiro tem ganhado força e deverá ser adotada após as devidas adequações do espaço.
Luiz Alves
Prefeitura não recua
Conforme publicado pelo
À época, alguns dos ambulantes mostraram resistência em trabalhar no Shopping da Orla, permanecendo no entorno do Centro Histórico.
No fim de maio, Abilio reforçou a determinação da Prefeitura para a retirada dos vendedores, chegando a afirmar que os ambulantes devem deixar a região do Centro Histórico até o dia 5 de junho: “Se não quiserem ir para o Shopping Orla, na calçada não vão poder ficar”, declarou.
FONTE: RDNEWS