PF destrói escavadeiras e apreende maquinários em garimpo ilegal de ouro | RDNEWS

Uma operação, deflagrada durante esta semana, pela Polícia Federal, nos garimpos ilegais em funcionamento na Terra Indígena Sararé – próximo a Conquista d’Oeste e Pontes e Lacerda – inutilizou maquinários e encaminhou suspeitos para autuação administrativa. A ação visou combater a extração ilegal de ouro e a desintrusão de áreas atingidas pelos garimpeiros.

O local da ação foi escolhido em razão do estado em que se encontra a TI Sararé, com milhares de garimpeiros ilegais usurpando matéria-prima da União por meio da extração ilegal de minério de ouro, além de noticiar a ocorrência de outros crimes, como o porte ilegal de armas de fogo e comércio ilegal de combustíveis para abastecer a logística do garimpo.

PF

Durante as ações foram inutilizadas escavadeiras hidráulicas, diversos motores estacionários e geradores de energia e estruturas de utilizadas pelos garimpeiros ilegais. Também houve a apreensão de escavadeiras hidráulicas que serão encaminhadas a Policia Federal e ao Conselho Comunitário de Segurança Pública do município de Mirassol d’Oeste.

Caminhão apreendido

Um caminhão carregado com quase 7 mil litros de óleo diesel também foi apreendido. O veículo e parte do combustível serão entregues à Prefeitura de Cáceres e o restante do óleo diesel será entregue ao Conselho Comunitário de Segurança Pública do município de Pontes e Lacerda.

Caberá a Polícia Federal identificar os proprietários desses maquinários, para esclarecer sua participação nos crimes reprimidos, a fim de que sejam responsabilizados penal e administrativamente.

Após o encerramento das atividades em campo, todos os abordados serão qualificados e encaminhados ao Ibama para autuação administrativa. Na Polícia Federal será dada continuidade à investigação, cujo escopo é identificar os financiadores das atividades ilegais.

FONTE: RDNEWS

comando

Sair da versão mobile