Roda-gigante na Expoagro é liberada para funcionamento após incêndio | RDNEWS

A roda-gigante do Ita Park, instalada na 57ª Exposição Industrial, Comercial e Agropecuária (Expoagro), em Cuiabá, foi liberada para funcionamento nesta sexta-feira (18). O brinquedo pegou fogo na noite de quarta-feira (16) e mobilizou o Corpo de Bombeiros, que extinguiu as chamas. Ninguém ficou ferido. Segundo a assessoria do evento, a autorização foi concedida pelas autoridades responsáveis, após a apresentação de documentos que atestam a segurança do equipamento e o cumprimento das normas técnicas exigidas pelos órgãos competentes.

Conforme publicado pelo , um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que as chamas começam, na parte das engrenagens do brinquedo. Em um determinado momento, a roda-gigante para de funcionar com pessoas ainda presas nas cabines. Segundo o Corpo de Bombeiros, o  princípio de incêndio foi causado pelo superaquecimento do forro de tecido, localizado atrás do palco dos shows, devido à exposição ao calor gerado por lâmpadas de LED. 

Divulgação

Ainda de acordo com a assessoria, entre os documentos apresentados estão o Alvará de Localização e Funcionamento, emitido pela Prefeitura de Cuiabá em nome do Sindicato Rural de Cuiabá, com validade para atividades de festas e eventos, e a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) de Obra/Serviço registrada no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (CREA-MT), referente ao laudo técnico da roda-gigante, com vigência até julho de 2025.

A G & R Empreendimentos e Diversões Ltda., empresa responsável pelo equipamento, também apresentou Relatório de Desinterdição emitido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, que confirma a correção das irregularidades anteriormente identificadas e a conformidade com a legislação vigente.

Outros documentos que reforçam a segurança incluem o Laudo de Avaliação Elétrica, o Laudo Técnico Mecânico de Inspeção dos Equipamentos Eletromecânicos, ambos aprovados pelo CREA-MT, e o Alvará de Segurança Contra Incêndio e Pânico – Parcial, com validade até 5 de outubro deste ano. Um Relatório de Vistoria Técnica detalhado também foi apresentado pelo Corpo de Bombeiros, garantindo que todas as exigências para operação foram atendidas.

FONTE: RDNEWS

comando

Sair da versão mobile