Um dos maiores eventos culturais do Centro-Oeste, o Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães começa nesta sexta-feira (25) e contará com diversas atrações gratuitas para a população. O evento deve atrair cerca de 250 mil pessoas no período de sua realização, que será a partir de hoje até o dia 3 de agosto.
Distribuída em palcos e espaços culturais por toda a cidade, a programação conta com shows nacionais e regionais, oficinas, exposições de artes visuais, sessões de cinema, manifestações populares, feiras gastronômicas e de economia criativa.
Marcos Oliveira
A lista de atrações contempla diferentes gêneros musicais, como pagode, sertanejo, rock, pop, forró, lambadão, rasqueado, e outros. No palco principal, que fica na Praça do Festival, ocorrem os shows nacionais, que incluem Sorriso Maroto, Thiaguinho, Roupa Nova, Raimundos, Detonautas, Lauana Prado, Banda Eva, Jads e Jadson, e João Neto e Frederico.
Artistas regionais também fazem parte da diversificada programação. Nomes como Lorena Ly, Ana Rafaela, Billy Espíndola, Gabriel Brito, João Eloy, Aranyn, Paulo Monarco, além das bandas MPRock, Strauss e Tome Aí, se apresentam tanto no palco principal quanto nos demais palcos localizados na Praça Dom Wunibaldo e na Praça do Festival.
O festival contra com patrocínio do Governo de Mato Grosso por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). De acordo com o prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner de Mello, a viabilidade do evento é possível graças ao fomento do Governo do Estado.
“Com esse apoio conseguimos continuar oferecendo a programação para toda a população, com acesso gratuito. É um evento que exige um alto orçamento, mas também alavanca outros setores da economia, como a gastronomia, a hotelaria, a geração de pequenos empregos, a construção civil, o setor imobiliário”, destaca o prefeito.
Ainda segundo Osmar Froner, os investimentos do Governo de Mato Grosso na cidade, como a reforma da Praça Dom Wunibaldo e a construção da Rua Coberta, reforçam a visão de futuro para o desenvolvimento e geração de emprego, renda, e lazer de toda a região.
“São ações que agregam essa concepção de acolher mais as pessoas para o turismo. O Festival de Inverno e diversos eventos e atrações também em outros municípios ajudam a alavancar o turismo e projetar o potencial de Mato Grosso”, complementa.
Confira a programação:
Agenda cultural (oficinas, feiras, exposição, manifestações populares): link aqui
Shows nacionais: link aqui
Lista completa de artistas: link aqui
FONTE: RDNEWS
