Candidato chega nos últimos segundos e se arrasta por baixo do portão para fazer Enem; veja vídeo | RDNEWS

Thalita Queiroz/Rdnews

O famoso “show dos atrasados” marcou mais uma vez o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano. Em um dos principais locais de prova, na Universidade de Cuiabá (Unic), muitos estudantes chegaram em cima da hora e um precisou se “arrastar” por baixo do portão para conseguir entrar neste domingo (9).

Com contagem regressiva e gritos de incentivo de quem estava “na torcida” na porta da instituição, o aluno precisou se jogar no chão para passar pela pequena fresta do portão nos últimos segundos.

Veja o vídeo dos que chegaram no último minuto:

O primeiro dia foi marcado por calor, trânsito congestionado e candidatos esquecidos. Teve quem esqueceu o horário, se confundiu com o horário de Brasília, teve quem deixou documentação para trás e precisou pegar pela fresta do portão. Muitos precisaram correr para conseguir entrar, que fechou exatamente às 12h (horário local), como previsto no edital. Após às 12h, candidatos continuaram chegando. Alguns achando que o portão fechava às 13h, outros porque perderam mesmo a hora. Teve aluno que ao ver o portão fechado, já voltava para o carro, desolado.

Já os inscritos mais prevenidos começaram a chegar antes mesmo da abertura dos portões, que ocorreu às 11h. Alguns estudantes aproveitaram para comprar canetas, após perceberem que esqueceram o item ou descobrirem no local que apenas a caneta de tinta preta é permitida. Outros compraram lanches com ambulantes nas calçadas antes de entrar para a prova.

Thalita Queiroz/Rdnews

A candidata Emanoelly Arruda de Souza, 17 anos, foi uma das que chegou bem cedo. Ela faz o Enem pela terceira vez e sonha cursar medicina veterinária. “Fiz cursinho de redação este ano, estou muito ansiosa, mas tenho fé em Deus que vai dar tudo certo, porque eu me preparei. Consegui estudar bastante, então estou confiante”, disse.

Pedro Henrique Belarmino, 18 anos, quer cursar agronomia e contou que este ano desenvolveu novos hábitos de estudo. “Foi bem difícil me preparar, eu não tinha o hábito de estudar. Este ano tive que desenvolver isso, e sinto que meus professores e a escola ajudaram muito. Acredito que vou fazer um bom Enem e passar na faculdade que eu quero”, comentou.

Thalita Queiroz/Rdnews

 

No local, um grupo de oração recepcionava os candidatos com cartazes e palavras de apoio.

“Nossa intenção é distribuir água, caneta e oração, desejar que eles façam a prova com calma e tranquilidade. Eu fiz o Enem quatro vezes, sei como é difícil, é muito tempo de prova, então me sensibilizo com quem está fazendo”, contou Isabela Sanchez, integrante do grupo. 

Trânsito intenso

Antes das 11h, ruas e avenidas da Capital já registravam grande fluxo e congestionamentos. Imagens mostram trânsito parado nas avenidas Jacques Brunini, Beira Rio e Carmindo de Campos, próximas à Unic.



FONTE: RDNEWS

comando

Sair da versão mobile