Lideranças políticas do Partido dos Trabalhadores (PT-MT) usaram as redes sociais para ironizar e celebrar a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), decretada neste sábado (22), devido a suposta tentativa de rompimento da tornozeleira eletrônica nesta madrugada.
A presidente licenciada e diretora da Compania Nacional de Abastecimento (Conab), Rosa Neide, compartilhou apenas o comunicado da prisão, que foi celebrada pelos seus seguidores. Já o ex-presidente do PT-MT, deputado estadual Valdir Barranco, compartilhou memes ironizando a prisão de Bolsonaro, assim como a suplente de deputado, Edna Sampaio: “O Brasil está de luto”.
Apoiadores de Bolsonaro reclamam de injustiça e desproporcionalidade da decisão Moraes, rechaçando qualquer possibilidade de fuga, devido a sua saúde debilitada. Contudo, para o ministro Alexandre de Moraes, havia risco de fuga – que foi potencializado pela convocação de uma vigília, nesta noite, na porta do condomínio de Bolsonaro.
Bolsonaro já estava em prisão domiciliar desde o início de agosto, mas agora teve a detenção preventiva decretada. Ela, contudo, não tem relação com a condenação por tentativa de golpe, mas com outra investigação relacionada à suposta tentativa de coação da Justiça – pressão do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nos Estados Unidos, defendo anistia a bolsonaristas presos, sanções aos país e a ministros do STF.
Nos últimos dias aliados passaram a defender uma “prisão domiciliar humanitária”, para evitar a ida de Bolsonaro ao regime fechado. Moraes julgou prejudicado o pedido, assim como o requerimento da defesa para que 16 pessoas o visitassem – entre elas, políticos como o prefeito de Cuiabá Abilio Brunini e o deputado estadual de MT Gilberto Cattani.
FONTE: RDNEWS
