Secretário: Hospital Central tem previsão de transplantes de rim, fígado e coração | RDNEWS

O secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, afirmou, nesta sexta-feira (19), que o Hospital Central em Cuiabá implementará, gradativamente, transplantes de rim, fígado e coração. O chefe da Saúde apontou que, para isso, será necessário obedecer a regra nacional apontada pelo Ministério da Saúde. A declaração ocorreu durante inauguração da unidade médica.

“O Ministério da Saúde exige uma série de providências e uma série histórica de preparação. Já está no nosso contrato essa intenção não só a realização de transplantes, mas também das residências que nós vamos oferecer nesse hospital”, disse o secretário.

Maryelle Campos/Rdnews

Filas zeradas de transplantes de córneas e retomada de cirurgias renais

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), desde 1998 foram realizadas 195 captações de órgãos no estado, sendo que, apenas entre 2024 e 2025, foram promovidas 27 captações.

No período de 2009 a 2020, as atividades de transplante renal foram interrompidas no estado, devido à falta de estabelecimento autorizado, entretanto as captações permaneceram, embora tenham sido prejudicadas devido à falta de estrutura operacional.

Quanto aos transplantes de córnea, desde 2000, foram feitas 2.152 captações em Mato Grosso, sendo mais da metade delas realizadas no início da gestão do governador Mauro Mendes (União Brasil), totalizando 1.147 procedimentos a partir de 2019. 

CET/SES-MT

Para o coordenador técnico do Banco de Olhos de Mato Grosso, Alexandre da Silva Roque, que atua há 20 anos na instituição, o momento atual é um marco histórico: “Nesse momento, o banco está com a fila zerada. Entram pacientes hoje que fazem hoje mesmo o transplante. Isso é fila zerada”.

FONTE: RDNEWS

comando

Sair da versão mobile