Bloco Direita Democrática da AL pode ser oposição a Mauro Mendes

Assessoria

A formação dos blocos parlamentares na Assembleia Legislativa, oficializada nesta quarta-feira (1º), começa a definir dentro da Casa de Leis a atuação política dos deputados, especialmente com relação ao Governo do Estado.

Com a finalidade de indicação futura dos parlamentares que irão integrar as comissões permanentes da Assembleia, três blocos foram criados, sendo que apenas o bloco denominado Direta Democrática pode atuar na oposição ao governador Mauro Mendes (UB).

Pelo histórico político e por questões ideológicas, os deputados Faissal Calil Cidadania), Elizeu Nascimento (PL), Cláudio Ferreira (PTB) e Gilberto Cattani (PL), que fazem parte do bloco Direita Democrática, podem ser as vozes oposicionistas dentro do Parlamento causando desconforto político ao governador, uma vez que os deputados têm grande inserção na direita conservadora e podem minar a consolidação política de Mauro Mendes junto a esse eleitorado, que é maioria em Mato Grosso.

Dentro do grupo, um dos principais opositores ao atual governo é o deputado Faissal, que foi responsável pelo famigerado apelido dado ao governador – ‘Mauro Taxador’. A luta contra a taxação da energia solar garantiu a Faissal o posto de um dos principais opositores ao governo de Mauro Mendes na última legislatura da Assembleia.

Em seu primeiro mandato, o deputado Cláudio Ferreira, uma das principais lideranças políticas da região Sul de Mato Grosso, é uma incógnita com relação ao governo. Conservador, Ferreira, que é de Rondonópolis, já anunciou que terá uma atuação independente dentro da Assembleia Legislativa. Já Cattani e Elizeu precisam atuar com independência ou na oposição para tentar algum protagonismo político, uma vez que foram boicotados pelo Palácio Paiaguás nos últimos anos, principalmente no processo eleitoral do ano passado.

Ao lado de Faissal, Ulysses Moraes (PTB) e Delegado Claudinei (PL), Cattani e Elizeu integram a lista dos deputados que o governo do Estado não tinha interesse na reeleição.

Os outros dois blocos da Assembleia – Experiência e Trabalho e Movimento Democrático Brasileiro -, estão na base governista e não devem representar ameaça política ao governador Mauro Mendes.

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).

 

FONTE: SEMANA7

comando

Sair da versão mobile