Instagram/Reprodução
Um incêndio florestal de grandes proporções atingiu a Aldeiia Itu Cachoeira, na TI Apiaka Kaiabi Munduruku, na região do Rio Teles Pires, em Juara. Imagens compartilhadas pelo coronel bombeiro militar da reserva, Paulo André Silva Barroso, mostram os indígenas correndo para escapar das chamas.
De acordo com as informações, o local comporta de seis aldeias, sendo que 885 indígenas vivem numa área de 109 mil hectares de floresta Amazônica preservada.
Com a intensidade das chamas, chamas, conforme vídeo, estavam prestes a atingir casas e instalações no local.
O Corpo de Bombeiros informou que monitora, com satélites de alta tecnologia, o incêndio na Terra Indígena Apiaka Kaiabi Munduruku, em Juara.
“Os militares só não entraram neste local porque é necessária autorização da Fundação Nacional dos Povos Indigenas (Funai)”, declarou a Corpo de Bombeiros, em nota enviada ao
Ontem (30), o Governo declarou situação de emergência no Estado por 180 dias devido a seca severa e aos incêndios florestais que atingem diversas regiões do Estado. O decreto considera o aumento significativo dos registros de focos de calor e incêndios florestais em Mato Grosso, especialmente no Pantanal.
FONTE: RDNEWS