Deputado defende Abílio e diz que correligionários precisam celebrar visitas | RDNEWS

O deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos) saiu em defesa do prefeito de Cuiabá Abilio Brunini (PL), que tem ido constantemente à Câmara de Cuiabá durante as sessões ordinárias, provocando críticas de parte dos vereadores.

Para o parlamentar, que foi vereador da Capital na mesma época em que Abílio, durante a gestão Emanuel Pinheiro (MDB), a postura mostra que Abilio está pré-disposto “a dialogar com os vereadores e apresentar projetos de lei. Isso é o prestígio da Câmara. O prefeito está mostrando o seu prestígio”, defende.

Entre os críticos das investidas de Abilio estão os vereadores e correligionários de Abilio Maysa Leão e Daniel Monteiro. Eles reclamam que as visitas não agendadas causam interrupções dos trabalhos legislativos e comprometem o debate dos temas de interesse da população. Maysa, inclusive, já reclamou da situação para a presidente da Câmara Paula Calil (PL) e ao próprio prefeito. Ela defende que as visitas de Abilio aconteçam nos dias que não acontecem as sessões.

Instagram

Diego Guimarães e Abilio Brunini durante posse de liberal como prefeito de Cuiabá

Diego, por sua vez, frisa que é “extremamente alinhado” com Abilio e frisa que o Republicanos faz parte da base, embora frise que cada parlamentar tem autonomia para se manifestar e reclamar. “Eu queria que o Mauro Mendes viesse mais aqui [na Assembleia Legislativa] para debatermos assuntos importantes e políticas públicas em prol do estado de Mato Grosso, igual o Abilio faz. Quando estive como vereador, eu reclamava: ‘têm que chamar o [ex-prefeito de Cuiabá] Emanuel Pinheiro aqui, ele precisa trazer informação e esclarecimento’”, diz.

Neste contexto, Diego acredita que Daniel e Maysa precisam compreender essa relação republicana e harmônica que os Poderes precisam ter.  Para ele, não custa nada atrasar um pouco ou suspender a sessão para atender o prefeito, visto que é um momento em que todos estão reunidos.

“Respeito o posicionamento dos vereadores, mas eles têm que valorizar esse momento para dialogar com o Abilio. Assim como a Assembleia tem portas abertas ao governador, a Câmara também tem que ter para o prefeito”. Questionado se isso não intimida os parlamentares, como alguns aventam, Diego rechaça e alega que ruim era na gestão Emanuel quando as coisas eram aprovadas “goela abaixo”.

Apesar da defesa intransigente de Abilio, Diego diz que a situação pode ser resolvida com diálogo, definindo a melhor forma para todos como, por exemplo, pedindo que o prefeito comunique a Câmara com 24 horas de antecedência sobre a sua presença na sessão. “Isso é diálogo simples, como fazemos com qualquer pessoa que você marca o encontro”, finaliza.

FONTE: RDNEWS

comando

Sair da versão mobile