A Prefeitura de Várzea Grande anunciou nesta quarta-feira (27) o adiamento do 1º Festival de Pesca Esportiva (FESPe-VG) para 2026. A decisão foi motivada por impedimentos administrativos que impossibilitaram a celebração de convênio com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), condição necessária para garantir os recursos aprovados pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento do Turismo (Cedtur).
Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, o entrave se deve a pendências herdadas de convênios firmados em 2022 pela gestão anterior, sob Kalil Baracat (MDB), situação que tem impactado não apenas a área do turismo, mas também outros setores da administração pública.
Annie Souza / RD News
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Várzea Grande, Mario Quidá Neto
O secretário Mário Quidá Neto ressaltou que a atual gestão vem honrando compromissos e sanando irregularidades deixadas pelo passado e garantiu que o Festival será realizado assim que houver condições legais e ambientais adequadas.
O evento, que seria realizado entre os dias 26 e 28 de setembro de 2025, no distrito de Bonsucesso, às margens do rio Cuiabá, marcou grande expectativa por ser a estreia da cidade no circuito estadual de pesca esportiva. Durante o lançamento do Festival de Pesca de Cáceres, em agosto, o anúncio foi feito com entusiasmo pela gestão municipal, que destacou o potencial do festival para gerar emprego, renda e movimentar o comércio e a gastronomia local.
Com o adiamento, a Prefeitura informou que vai redobrar esforços para garantir segurança jurídica, sustentabilidade ambiental e condições adequadas de execução, de forma que o festival, em 2026, cumpra seu papel de fortalecer o turismo e inserir Várzea Grande entre os destinos de destaque no estado.
FONTE: RDNEWS